RESULTADOS

2ª Corrida Semana do Exército Brasileiro

Data: 21/04/2011

Percurso: 7 km

Local: Piracicaba - SP

Telefone: (19) 3042-2737

Classificação Geral Masculina
Classificação Geral Feminina

VEJA COM FOI

O grande vencedor da 2ª Corrida da Semana do Exército Brasileiro, realizada nesta quinta (21/04) em Piracicaba, foi o vendedor de salgadinhos Edílson Evandro Mesquita, de 45 anos, morador em Laranjal Paulista e que ontem fez o trajeto de sete quilômetros em 23min27seg. Do lado feminino, a professora de educação física, Marina Malachias, 21, de Jaguariúna, venceu a prova com o tempo de 30min54seg.

O evento teve largada às 8h30 em frente ao Tiro de Guerra de Piracicaba, na rua Anhanguera, no bairro do Morumbi. De acordo com os organizadores, participaram 370 inscritos contra 300 de 2010. Como o trajeto do ano passado foi diferente, embora com os mesmos sete quilômetros, a comparação do tempo dos vencedores ficou prejudicada, mas para efeito de curiosidade o ganhador masculino de 2010 fez a prova em 23 minutos.

Edílson contou que como vendedor ambulante de salgadinhos, anda muito todos os dias e evita muitas frituras. Além disso, diariamente treina correndo 14km pela manhã e 10km à tarde. 'Corro há 15 anos e é a primeira vez que participo da prova do Exército. Agora vou me preparar para os 10km de Sertãozinho, em maio', disse.

Com a venda de salgadinhos na rua, Edílson chega a faturar cerca de mil reais por mês. E até sobra um pouco para investir em tênis novo e suplementos. 'A prova não foi difícil, não. Só uma subida e de manhã não está muito quente', disse. Uma curiosidade é que ele nunca participou da famosa São Silvestre. 'Prefiro correr pelo interior', disse.

A vencedora feminina retornou pela segunda vez em Piracicaba e melhorou sua marca em relação a 2010, quando ficou em terceiro lugar. 'Na época, ainda estava fazendo faculdade de Educação Física e não treinei muito. Este ano, com tempo, ganhei condicionamento. Estou muito feliz', declarou Marina.

Os três melhores colocados feminino e masculino ganharam troféus e todos os participantes, medalhas.

O evento fez parte das comemorações dos 363 anos do Exército Brasileiro. O 1º sargento Severino Pacífico Soares, instrutor do Tiro de Guerra, estava entusiasmado com a presença do público e do número de inscritos. 'As expectativas estão superadas. A corrida foi uma oportunidade de fazer uma interação entre o público e o Exército', disse.

Minutos antes de quaisquer corridas, é comum observar os corredores se aquecendo para a prova. Os sexagenários Laudir Sarto, Edson Vergílio Ponchio, Osmir Foltran e Cosme Gomes de Souza demonstravam grande entusiasmo.

'Faço amizades, me sinto muito bem e já corri em três São Silvestres', disse Ponchio, que tem 68 anos e fez a prova em 39min. Adepto da geração saúde, o supervisor de comunicação da Caterpillar, Antonio Carlos Bonassi, disputou a prova de ontem já se preparando para uma competição internacional. 'Em outubro vou correr em Buenos Aires, na Argentina', disse.

Confira algumas fotos do evento:

A largada aconteceu às 08:30 na rua Anhanguera, em frente Tiro de Guerra de Piracicaba.
O percurso de 7 quilômetros incluiu as tranquilas ruas do Bairro Morumbi.
Abaixo vemos a chegada do campeão da prova, o atleta Edílson Evandro Mesquita com o tempo de 23 minutos e 27 segundos.