RESULTADOS

Circuito de Corridas da Caixa

Data: 02/08/2009

Percurso: 10 km

Local: Belo Horizonte - MG

Telefone: (11) 3045-0018

Classificação Geral Masculina
Classificação Geral Feminina

VEJA COM FOI


Como era esperado, o Cruzeiro fez a festa em casa. Na manhã deste domingo, os atletas da equipe mineira dominaram o pódio da quinta etapa do Circuito de Corridas da CAIXA de 2009, disputada na Lagoa da Pampulha. Giomar Pereira da Silva mostrou a boa forma e conquistou sua segunda vitória na temporada, ampliando ainda mais a liderança no ranking nacional. Ele foi seguido por João da Bota e Franck Caldeira, todos do Cruzeiro. No feminino, Conceição Maria Carvalho Oliveira foi a campeã, seguida por Andrea Celeste Benites e Edielza Alves dos Santos, esta também do Cruzeiro. Os cinco primeiros das duas categorias dividiram prêmio de R$ 13,8 mil. A sexta etapa do Circuito acontecerá em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no dia 30 deste mês.

O belo domingo de sol em Belo Horizonte animou os 2.400 corredores que acordaram bem cedo e dirigiram-se à Lagoa da Pampulha para a prova disputada em dois percursos - 5 e 10 quilômetros. A largada dos 10 k da Elite Feminina aconteceu às 8h02min com 23 graus centígrados. Logo no segundo quilômetro, duas corredoras abriram do pelotão e fizeram uma briga particular. Conceição e Andréa revezaram-se na ponta até o final com vantagem para a primeira, que cruzou a linha em 34min33s. Andréa chegou 5 segundos depois.

Muito feliz com a primeira vitória no Circuito neste ano, Conceição elogiou o percurso quase todo plano. "Gostei muito do trajeto, pois treino na Cidade Universitária, em São Paulo, num percurso parecido”, explicou a piauiense radicada em São Paulo há 17 anos. Com o resultado, Conceição acumulou 102 pontos no ranking e subiu da sétima para a quinta posição. "Minha temporada sempre rende mais no segundo semestre. Agora quero buscar os pontos para ficar entre as três primeiras no ranking”, acrescentou a atleta, que foi sétima em Ribeirão Preto e vice-campeã em Campo Grande. Seu melhor resultado na temporada foi a vitória na Maratona de Porto Alegre. Ela vai correr a sexta etapa em Porto Alegre e a Meia Maratona do Rio.

Outra atleta também estava bastante feliz em Belo Horizonte neste domingo. Marizete Rezende chegou em quarto lugar, mas acumulou pontos preciosos para ampliar ainda mais sua liderança no ranking. "Depois de duas maratonas, estava bem cansada. O objetivo era mesmo somar alguns pontinhos e agora abri 50 de vantagem”, contou a atleta que tem 170 pontos contra 120 de Marizete Moreira dos Santos, que não competiu em Minas Gerais.

Equilíbrio no masculino

A Elite Masculina largou 10 minutos depois junto com os atletas amadores que fizeram o novo recorde da prova em Belo Horizonte. A disputa foi bem mais acirrada do que no feminino. Logo no início da prova, Franck Caldeira destacou-se do grupo, mas já no quilômetro dois foi alcançado por Giomar, João da Bota e Gilberto Lopes. O grupo manteve-se junto até o sétimo quilômetro quando os três atletas do Cruzeiro abriram vantagem. Faltando um quilômetro, Giomar forçou o ritmo e cruzou na frente, em 29min31s. João da Bota chegou nove segundos depois e Franck, com 12 segundos de desvantagem para o campeão.

"A vitória deste domingo foi especial, pois foi minha estreia em Belo Horizonte, correndo pelo Cruzeiro. A equipe é forte e procurei forçar o ritmo no final para evitar que o João da Bota chegasse nas minhas costas como aconteceu em Goiânia”, disse Giomar Pereira da Silva, referindo-se à sua vitória na terceira etapa por apenas um metro de vantagem. O resultado deixou Giomar ainda mais folgado na liderança do Circuito. Agora ele tem 156 pontos, seguido por João da Bota, com 121, que era o quarto até este domingo. "Vou disputar as 10 Milhas Garoto e a Meia do Rio, onde quero subir no pódio, mas o objetivo maior é a São Silvestre”, acrescentou o baiano de Jacobina.

Franck Caldeira, que voltou ao Circuito depois de três anos, ficou contente com o terceiro lugar. "Os meninos estão bem rápidos e está difícil de acompanhar pois ainda estou um pouco lento para este tipo prova”, afirmou referindo-se a Giomar e João da Bota. "Quero lutar agora pelo pódio na Meia do Rio e vou fazer um treinamento na altitude para a São Silvestre”, acrescentou o atleta que tem 74 pontos e subiu da 11ª para a sétima posição no ranking.

O Circuito CAIXA conta pontos para o ranking nacional CBAt/CAIXA de corredores de rua. A lista define os melhores atletas da categoria e os dez primeiros colocados ao final da temporada garantem patrocínio da Caixa para 2010. Único da modalidade com chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o Circuito CAIXA soma, em seis anos de existência, a participação de 48 mil pessoas. São dez etapas no ano e o Circuito passa por oito Estados brasileiros.

Resultados

Masculino
1- Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro/CAIXA) – 29min31s
2- João Ferreira de Lima (Cruzeiro/CAIXA) - 29min40s
3- Franck Caldeira (Cruzeiro/CAIXA) – 29min43s
4- Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento) – 29min52s
5- Anoé dos Santos Dias (Aratrop Indl./CAIXA) – 30min04s
6- Marco Antonio Pereira (Pé de Vento) – 30min27s
7- José do Nascimento Souza (Facitec/Reebok) – 30min40s
8- Edmilson dos Reis Santana – 30min45s
9- Sivaldo Santos Viana (M.Calçados/Naval Freitas) – 31min12s
10- Flávio Guimarães (Poupex/Grancursos) – 31min23s

Feminino
1- Conceição Maria Carvalho (Find Your Self/CAIXA) – 34min33s
2- Andrea Celeste Ramos Benites (Bioleve/Runners) – 34min38s
3- Edielza Alves dos Santos (Cruzeiro) – 35min50s
4- Marizete de Paula Rezende (Mizuno) – 36min08s
5- Simone Alves da Silva (Grancursos) – 36min19s
6- Maria Sandra Pereira Silva (Grancursos/CAIXA) – 36min44S
7- Antonia Bernadete Lins da Silva (Centiser/CAIXA) – 37min08s
8 – Maria Lúcia Santos do Nascimento (Matilat/CAIXA) – 38min17s

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br