RESULTADOS

Circuito de Corridas da Caixa

Data: 05/04/2009

Percurso: 10 km

Local: Ribeirão Preto - SP

Telefone: (11) 3045-0018

Classificação Geral Masculina
Classificação Geral Feminina

VEJA COM FOI


Maria Zeferina Baldaia e João Ferreira de Lima, o João da Bota, foram os campeões da prova de abertura do Circuito de Corridas da CAIXA 2009, disputada neste domingo, em Ribeirão Preto. A competição distribuiu R$ 13.800 aos cinco primeiros de cada categoria – os vencedores ganharam R$ 2.400 cada – e bateu o recorde de participantes na cidade, com a presença de 1.850 corredores.

O clima na cidade de Ribeirão Preto na manhã deste domingo, céu nublado e temperatura em torno de 20 graus, estava perfeito para a realização de uma corrida de rua. Logo cedo centenas de pessoas se dirigiram para o Parque Municipal Luiz Carlos Raya, local da largada e chegada das provas de 5 e 10 quilômetros.

Enquanto os corredores da elite faziam um intenso aquecimento nas pistas internas do Parque, os atletas amadores faziam alongamento e se preparavam para a largada. O primeiro grupo a sair foi o pelotão feminino da elite, com 16 mulheres. A elite masculina, com 27 participantes, e os demais corredores só largaram 10 minutos depois.

Marizete de Paula Rezende disparou na frente logo nos primeiros quilômetros e foi abrindo vantagem. Maria Zeferina Baldaia conseguiu encostar na líder após a metade do percurso. No oitavo quilômetro, a corredora de Sertãozinho assumiu a ponta para alegria da torcida local e cruzou em primeiro, com 36min10. Marizete chegou 24 segundos depois.

Muito emocionada pelo apoio recebido, Baldaia dedicou a vitória a seu pai, falecido há dois meses. "Sofri muito com a perda do meu pai, que sempre me acompanhou e incentivou. Por isso, quero dedicar esta vitória a ele”, afirmou com lágrimas escorrendo pela face. "Quero também agradecer muito os aplausos do público de Ribeirão, que sempre me incentivou. É muito gostoso vencer em casa”, acrescentou a atleta que no primeiro semestre vai se dedicar a provas de 10 km e meia maratonas para, em seguida, treinar para a maratona do Mundial de Berlim, em agosto (já tem índice). No fim do ano realizará o sonho de disputar a Maratona de Nova York.

A segunda colocada, Marizete de Paula Rezende, garantiu que tinha tudo para vencer em Ribeirão Preto, não fosse uma dor que sentiu após a primeira metade do percurso. "Não me preparei especificamente para esta prova, mas estava muito bem na liderança, quando senti dor no baço e tive de diminuir o ritmo. Permiti que a Baldaia me ultrapassasse. Mesmo assim, estou feliz com o resultado.” Marizete não fará muitos planos para a temporada, mas talvez corra a Maratona de São Paulo, competição que venceu em 2001. Ainda não definiu as demais provas. "O futuro a Deus pertence", observou.

João da Bota voltou em grande estilo

O mineiro da equipe do Cruzeiro João Ferreira de Lima, o João da Bota, quer repetir a boa temporada que fez em 2007, quando foi o campeão do Ranking CAIXA/CBAt de Corredores de Rua. Dominou a corrida deste domingo após o quinto quilômetro, quando passou por Israel dos Anjos e Anoé dos Santos Dias, até a vitória.

"Embora soubesse que o nível seria forte, estava preparado e me senti muito bem. Gosto bastante de percurso variado, com algumas subidas, como este de Ribeirão Preto”, observou João da Bota, que teve algumas contusões na temporada passada. Para este ano, além de disputar provas de 10 quilômetros e meia maratonas, quer subir ao pódio da São Silvestre, seu maior sonho. "Já disputei seis vezes a prova e nunca cheguei ao pódio. Vou tentar novamente no final do ano”, acrescentou.

O vice-campeão, Anoé dos Santos Dias, treina em Jardinópolis, próximo a Ribeirão Preto e por isso tem uma grande torcida local. "O público me apoiou muito durante o percurso e, por isso, tentei vencer. Mas o João da Bota estava muito bem e fiquei contente com o segundo lugar”, disse, conformado, lembrando que tentará ganhar a próxima etapa do Circuito CAIXA, em Campo Grande, dia 26 deste mês.

O Circuito CAIXA entra em seu sexto ano, levando o atletismo a oito estados diferentes do Brasil em 10 etapas, válidas pelo Ranking CAIXA/CBAt de Corredores de Rua. A competição de corridas de rua mais importante do país, circuito oficial com chancela da Confederação Brasileira de Atletismo, já reuniu mais de 41.800 pessoas.

Resultados

Feminino
1- Maria Zeferina Baldaia (Pinheiros/CAIXA/Fermentec) – 36min10s
2- Marizete de Paula Rezende (Mizuno) – 36min34s
3- Simone Alves da Silva (CAIXA/Cultura Inglesa) – 36min53s
4- Maria Lúcia S Nascimento (Matilat/Nardini/CAIXA) – 36min58s
5- Fabiana Cristine da Silva (BM&FBovespa/Pão de Açúcar) – 37min08s
6- Adriana Aparecida da Silva (Pinheiros/CAIXA) – 37min18s
7- Conceição M Carvalho (FindYour Self/Mizuno/CAIXA) – 37min27s
8- Sueli Aparecida Vieira (Pacer/CAIXA) – 37min30s
9- Antonia Bernadete Lins da Silva (Centiser/CAIXA) – 38min05s
10- Andrea Celeste da Silva Ramos Benites (Memorial/Ala) – 38min30s

Masculino
1- João Ferreira de Lima (Cruzeiro) – 30min44s
2- Anoé dos Santos Dias (Aratrop/CAIXA) – 31min19s
3- Israel dos Anjos (Acrimet) – 31min37s
4- Ivanil Pereira dos Anjos (Cruzeiro/Café do Doutor) – 31min56s
5- Daniel Lopes Ferreira – 32min03s
6- Benedito Donizetti Gomes (M.Calçados/Saucony) – 32min14s
7- Sivaldo Santos Viana (M.Calçados/Naval Freitas) – 32min18s
8- Alex Januário de Mendonça (Athletic Sports/Luasa) – 32min18s
9- Ivanei Xavier de Araújo (Pacer) – 33min13s
10- Eduardo Nascimento (Bioleve-Runners) – 33min20s

Mais informações no site www.circuitocaixa.com.br