RESULTADOS

9ª Meia Maratona do Rio

Data: 14/08/2005

Percurso: 21 km

Local: Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (11) 3714-0506

Site: www.meiamaratonadoriodejaneiro.com.br

VEJA COM FOI

Sirlene Souza de Pinho foi o grande destaque brasileiro na nona edição da Meia Maratona do Rio de Janeiro, disputada neste domingo, sob muito sol e calor. Aos 29 anos, ela conseguiu o melhor resultado de sua carreira ao vencer a prova de 21.097 metros, que fez parte do Calendário de Eventos Preparatórios em 2005 para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Sirlene, ex-faxineira, completou a prova em 1h14min21seg, seguida da queniana Anne Bererwe e da catarinense Márcia Narloch. No masculino, os quenianos voltaram a dominar. O campeão foi Biwott Stephen Kipkosqei, com 1min02min46seg e o melhor brasileiro foi Rômulo Wagner da Silva, quarto colocado. Os campeões receberam R$ 14 mil cada.

Disputada num dos cenários mais bonitos do mundo, que é a orla da zona sul carioca, a Meia Maratona teve largada com 28º graus e terminou com mais de 31º, exigindo muito de todos os participantes. “Fiquei preocupada com o calor, mas consegui manter um ritmo forte desde o início da prova”, comentou Sirlene, treinada pela ultramaratonista Valmir Nunes, em Santos. “Fiquei surpresa com a vitória porque o nível da competição estava muito forte.”

Por ter sido a melhor brasileira, Sirlene ganhou uma vaga na seleção brasileira que disputará em outubro o Campeonato de Meia Maratona de Edmonton, no Cadaná. A atleta não sabe ainda, porém, se poderá competir. “Tenho de conversar com o meu técnico e analisar o meu calendário. É sempre um orgulho representar o Brasil”, disse a corredora, que havia sido vice-campeã da Maratona Internacional de São Paulo, em abril deste ano.

A queniana Anne Bererwe também comemorou o segundo lugar. Com 22 anos, ela fez a sua primeira competição no exterior e conseguiu um grande resultado. “Estou muito feliz pelo segundo lugar. O calor atrapalhou um pouco, mas não achei a prova difícil”, comentou a atleta, que começou a treinar atletismo há apenas oito meses.

Assim como Biwott Stephen Kipkosqei, campeão da prova masculina, ela passará os próximos dois meses no Brasil num centro de treinamento na cidade de Nova Santa Bárbara, próxima a Londrina, no Paraná, com o técnico Moacir Marconi, o Coquinho. Os quenianos aproveitarão este período para treinar e competir em várias prova pelo Brasil.

Outra atleta satisfeita com o desempenho era Márcia Narloch, campeã pan-americana em Santo Domingo, em 2003, e tricampeã da Maratona de São Paulo. “Esta prova exige demais por causa do calor e da umidade do ar e chegar ao pódio é muito bom. Esta é a minha quinta participação na corrida e comemoro o meu quinto pódio”, afirmou a catarinense de 36 anos, que dedicou o terceiro lugar ao técnico Filé pelo Dia dos Pais.

Biwott impede tetra de Gwako

No masculino, Biwott Stephen Kipkosqei impediu o tetracampeonato de seu compatriota John Gwako, que ficou em segundo lugar. “Fiquei contente com a vitória, mas acho que poderia ter conseguido um tempo melhor”, disse o campeão. “Comecei a prova com um ritmo muito forte, mas no final acabei diminuindo porque abri uma grande vantagem.”

Já John Gwako lamentou não ter conseguido o tetra. “O calor desta vez foi muito forte e todos os atletas precisaram se controlar para completar a prova”, observou o vencedor das edições de 1998, 2000 e 2004. “Entrei na prova para bater o meu recorde (1h01min48seg), mas não foi possível desta vez.”

O paranaense Rômulo Wagner da Silva ficou em quarto lugar e foi o brasileiro mais bem colocado. Vice-campeão da Meia Maratona do Rio de 2001 e da São Silvestre de 2003, o atleta do Cruzeiro disse que sentiu um pouco a falta de ritmo. “Estou voltando de uma lesão, que me deixou quatro meses afastado das provas, e não foi fácil agüentar o ritmo da prova”, lembrou o atleta de 28 anos, que não aceitará a convocação para o Mundial de Meia Maratona do Canadá. “Estou inscrito na Maratona de Berlim, no dia 25 de setembro e não dá tempo para me recuperar.”

Élson Graciole, o quinto colocado e que herdaria a vaga, vai resolver se aceita a convocação numa conversa com o técnico Ricardo D’Angelo, que volta nesta segunda-feira do Mundial de Atletismo de Helsique. “É uma questão de honra representar o Brasil, mas não posso tomar nenhuma decisão sem ouvir o meu técnico”, afirmou o catarinense, de 21 anos, bicampeão das Maratonas de Blumenau e de Florianópolis.

Com a participação recorde de 14 mil corredores (o recorde anterior era de 13.300), a Meia Maratona do Rio de Janeiro foi uma grande festa e serviu como o oitavo evento-teste de 2005 para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007. A prova mostrou que o calor, mesmo no inverno brasileiro, será um grande obstáculo para os atletas. O mineiro Franck Caldeira, um dos favoritos, por exemplo, desistiu no quilômetro 18. “O ritmo estava muito forte e senti um estresse muscular, que me obrigou a parar.”

Além de corredores de elite, a prova contou com muito atletas vips como a apresentadora e modelo Daniela Cicarelli, o empresário João Paulo Diniz e os atores Marcelo Brou e Anderson Muller, o Stallone e o Ariovaldo da novela América.

Confira as fotos do evento :

A largada feminina aconteceu às 9:20 horas e Sirlene já iniciou a prova buscando a liderança.
A largada masculina aconteceu às 9:40 horas.
Os milhares de atletas se espremeram para passar sob o pórtico de largada.
O ponto forte do evento é o belíssimo visual proporcionado pelo percurso da corrida.
Em muitos locais os atletas correm ao lado de um "mar" de prédios.
No 16º quilômetro os atletas passam ao lado do pórtico de chegada. É um bom momento para hidratar e ganhar forças para o retorno no final da Praia do Flamengo.
Sirlene Souza de Pinho cruzou a linha de chegada com o tempo de 1h14min21.
A chegada do queniano Biwott Stephen Kipkosqei com o tempo de 1h02min48seg.
Pódio Feminino

1- Sirlene Souza Pinho (BRA) – 1h14min21
2- Anne Bererwe (KEN) – 1h15min27seg
3- Márcia Narloch (BRA) – 1h15min50seg
4- Luzia de Souza Pinto (BRA) –1h16min02seg
5- Rosângela Raimunda Pereira (BRA) – 1h16min27seg

Pódio Masculino

1- Biwott Stephen Kipkosqei(KEN) – 1h02min48seg
2- John Gwako (KEN) – 1h04min18seg
3- Biwott Philip Kiplagat (KEN) – 1h04min33seg
4- Romulo Wagner da Silva (BRA) – 1h04min33seg
5- Elson Graciole (BRA) – 1h05min24seg