RESULTADOS

Circuito de Corridas da Caixa

Data: 12/08/2012

Percurso: 10 km

Local: Recife - PE

Telefone: (11) 3045-0018

Site: www.circuitocaixa.com.br

Resultados estão divulgados no site do evento

VEJA COM FOI


O alagoano da equipe Pé de Vento, Damião Ancelmo de Souza, deu um show neste domingo na etapa de Recife do Circuito de Corridas CAIXA. Venceu de ponta a ponta e completou os 10 quilômetros em 29min22, baixando em 19 segundos o tempo da prova do ano passado de Ubiratan José dos Santos, que chegou em segundo. No feminino, mais uma vez a queniana Flomena Daniel não deu chance para as brasileiras e pulverizou o recorde de sua compatriota Rumokol Chepkanan em quase dois minutos, Marcou 33min01 contra 34m57. A sétima etapa do Circuito CAIXA será disputada no dia 2 de setembro, em Porto Alegre.

A temperatura amena, em torno de 23 graus, e o céu nublado animaram os corredores pernambucanos a acordarem mais cedo neste domingo do Dia dos Pais. Logo no início da manhã a região no entorno do Marco Zero da cidade foi tomada pelos 2.500 participantes, novo recorde da prova, que chega à segunda edição em Pernambuco.

A Elite Feminina saiu pontualmente às 8 horas da manhã e imediatamente a queniana Flomena Daniel tomou a ponta e foi abrindo vantagem. Ninguém conseguiu acompanhá-la e a briga pelo segundo lugar ficou entre Roselaine de Souza e Marily dos Santos, as líderes do ranking nacional. Flomena fez uma prova tranquila e chegou mais de dois minutos à frente das oponentes, para conquistar a terceira vitória no Circuito nesta temporada, novamente com recorde. Ela venceu também em Belo Horizonte e baixou o tempo de Fortaleza, no domingo passado.

"Gostei do percurso e me senti muito bem, tanto que liderei a prova inteira", resumiu a queniana de 28 anos, que faz mais uma prova no domingo, em Belo Horizonte, e retorna ao seu país, depois de mais uma temporada vitoriosa por aqui.

A vice-campeã, Roselaine de Souza, apertou o passo no final e chegou em 35min16, 11 segundos à frente de Marily. "Não dá para acompanhar a queniana. Ela corre muito. Por isso procurei garantir o segundo lugar a partir do quinto quilômetro e, no final, forcei o ritmo, pois fiquei preocupada que a Marily me alcançasse. Felizmente consegui minha segunda vitória sobre ela (a primeira foi na Meia de Foz de Iguaçu, no início de julho)", contou a sorridente atleta do Cruzeiro.

Agora Roselaine vai para o Rio de Janeiro participar de Meia Maratona, no domingo, e no início de setembro compete em Porto Alegre no Circuito CAIXA. "Meu objetivo é ser campeã do Ranking. Vou continuar tentando passar a Marily", acrescentou a atleta que marcou seu melhor tempo do ano neste domingo e agora acumula 267 pontos, 46 a menos do que a alagoana radicada na Bahia.

"O vento estava um pouco forte, mas gostei da prova e do meu resultado, Recife é um lugar que conheço bem (ganhou a Maratona Maurício de Nassau no ano passado). Vou continuar firme no propósito de fechar o ano na ponta do ranking", garantiu Marily que soma agora 313 pontos.

Damião, de ponta a ponta

O domínio queniano do feminino não se repetiu no masculino, mas acabou atrapalhando o corredor local Ubiratan José dos Santos, que buscava o bicampeonato. Ele marcou Paul Kimutai, vice em 2011, e esqueceu de Damião Ancelmo de Souza, que disparou na ponta, desde o início.

Sem se preocupar com os adversários, Damião Ancelmo fez a corrida solitário e marcou um bom tempo, 29min22, suficiente para garantir o bônus de R$ 1.500,00 pelo recorde. Ubiratan ainda tentou buscar o líder, mas chegou 10 segundos depois.

"O ritmo foi muito forte e eu fiquei marcando o queniano e quando saí atrás do Damião já era tarde. Mesmo assim, foi bom o segundo lugar", justificou Ubiratan, de Igarassu, na região metropolitana de Recife.

O campeão, por sua vez, ficou muito feliz na chegada ao saber do recorde e do bônus. "Não corri pelo recorde e sim para ganhar a prova. Saí logo no início e mantive meu ritmo, sem me preocupar com os demais e só dominui um pouco no final. Estou treinando forte para a Meia Maratona do Rio e por isso me senti muito bem nesta segunda corrida em Pernambuco (a primeira foi a Corrida das Pontes, em 2007, quando foi vice)", afirmou o corredor que treina em Petrópolis.

Seu objetivo no ano é disputar o Mundial de Meia Maratona, em Kavarna, na Bulgária, em 6 de outubro, ao lado de Marílson Gomes (quinto neste domingo na maratona olímpico) e Giovani dos Santos. "Quero baixa minha melhor marca que é 1h02min24, que fiz na Meia de Foz de Iguaçu, em julho", assegurou.

O terceiro colocado foi o baiano Giomar Pereira da Silva, que abriu um pouco a vantagem na liderança do ranking. Agora ele tem 246 pontos contra 228 do seu companheiro do Cruzeiro, Valdir Sérgio de Oliveira, que foi quinto em Recife, atrás do queniano Paul Kimutai. O sexto colocado, o pernambucano José Márcio Leão, era um dos favoritos porque foi vice-campeão em Fortaleza, no domingo passado.

Resultados

Masculino
1.- Damião Ancelmo de Souza (Pé de Vento) - 29min22
2.- Ubiratan José dos Santos (Usina São José) - 29min32
3.- Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 29min44
4.- Paul Kimutai (Quênia/Luasa) - 30min02
5.- Valdir Sérgio de Oliveira (Cruzeiro) - 30min08
6.- José Márcio Leão (Cruzeiro/CAIXA) - 30min16
7.- William Salgado Gomes (Luasa) - 30min50
8.- Eliezer de Jesus Santos (Pé de Vento) - 30min58
9.- Antonio Wilson Sousa (Gran Cursos/CAIXA) - 31min38
10.- Flávio Henrique Guimarães (Pé de Vento/CAIXA) - 32min29

Feminino
1.- Flomena Daniel (Quênia/Luasa) - 33min01
2.- Roselaine de Souza Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 35min16
3.- Marily dos Santos (Mizuno/Multsport) - 35min25
4.- Conceição de Maria Carvalho (Palmeiras/CAIXA) - 35min39
5.- Larisse do Nascimento de Souza (ACAAT) - 36min32
6.- Gisele Barros de Jesus (Appai-PMERJ) - 37min24
7.- Consolata Cherotich (Quênia/Luasa) - 37min34
8.- Maria de Lurdes F. Souza (Usina São José) - 38min11
9.- Mirela Saturnino de Andrade (AACSD/PAC) - 38min36
10.- Marluce Queiroz Borges (Performance/CAIXA) - 38min51

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br