RESULTADOS

Corrida Contra o Câncer de Mama

Data: 08/06/2008

Percurso: 5 km

Local: Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (11) 4191-1236

Site: www.yescom.com.br

Resultados estão publicados no site da Yescom

VEJA COM FOI

Fotos: Robson França

Os cerca de seis mil atletas, profissionais e amadores, correram e caminharam na manhã deste domingo (8) por cinco quilômetros no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio, em uma campanha contra o câncer de mama. O número de inscritos é dez vezes maior do que o da primeira edição do evento, em São Paulo, no ano de 1999. Naquela corrida participaram cerca de 600 mulheres.

Para a jogadora de vôlei Adriana Behar, animada para correr antes da largada, a campanha é importante. A atleta contou que se previne, faz exames na mama regularmente e que atividades esportivas são importantes para todos. “É umas das primeiras vezes que participo de uma corrida assim. Mas não estou nervosa, não vim para competir, estou aqui para participar”.

Os padrinhos da corrida, Marcelo Anthony e Alinne Moraes, no entanto, não puderam comparecer. Segundo a organização da corrida, tinham um compromisso fora.


Para os atletas anônimos o importante era fazer atividade física, incorporar o espírito esportivo, e acima de tudo, se divertir. Mas ainda assim, não deixavam de levar o esporte a sério.

A secretária Maria do Carmo Santos, de 47 anos, é freqüentadora assídua da corrida. “Venho todos os anos. Amo correr, participo inclusive da maratona”, orgulha-se ela, que disse que já fez os 42 kms em 3h25, um tempo "excelente para amadores".

Mais de 17 mil pessoas já participaram das nove edições da corrida que aconteceram no Rio. E Maria Teodora Moreira da Costa não queria ficar de fora desse grupo. Ela conta que não conseguiu correr na última edição, mas que fez questão de se inscrever dessa vez. Mas a dona de casa perdeu colocações no quesito saúde, quando confessou que é “desleixada” em relação à prevenção do câncer de mama. E logo levou uma bronca da amiga Rosalina Amorim, de 50 anos. “Faço mamografia duas vezes por ano”.

Disposição era o que não faltava a Luís Fernando Castro. Aposentado, de 80 anos, contou que leva a atividade física muito a sério. “Corro todo dia cerca de oito quilômetros. Acordo às 4h e saio da minha casa correndo, na rua, até Icaraí”.

Nas primeiras colocações ficaram atletas profissionais, como Eder Oliveira da Silva e Silvia Moreira Ribeiro. Mas isso não tirou o bom humor dos outros participantes, que chegavam a todo minuto, até mais de uma hora depois do início da corrida.

Mas, como disse o próprio Luís Fernando, “o importante é participar”. No final, Seu Enésio, que com 83 anos era o homem mais velho a participar da prova, deu um recado aos mais novos: "Não pode parar nunca. Sempre em frente".


Pódio Masculino:

1) Eder Uillian Oliveira da Silva - 14:41
2) Muhammad Eduardo da Silva - 14:46
3) Marcio Oliviera Souza - 14:56
4) Lourival do Nascimento - 15:20
5) Naval Freitas - 15:25




Pódio Meminino:

1) Silvia Moreira Lopes Ribeiro - 19:09
2) Antonia Lemos de Souza - 20:29
3) Margarete Silva de Souza - 20:29
4) Brigida Anjos de Figueiredo - 20:55
5) Ana Beatriz de Medeiros Carvalho - 21:00