RESULTADOS

Circuito de Corridas da Caixa

Data: 11/05/2008

Percurso: 10 km

Local: Goiânia - GO

Telefone: (11) 3045-0018

VEJA COM FOI


O baiano Giomar Pereira retornou em grande estilo ao Circuito de Corridas da CAIXA. Vice-líder do ranking nacional no ano passado, ele fez a estréia na temporada com uma grande vitória na manhã deste domingo em Goiânia. Entre as mulheres, a corredora de Anápolis Vanda Carneiro Chagas surpreendeu as favoritas e conquistou a primeira colocação. Além de acumular pontos no ranking brasileiro, os ganhadores receberam R$ 2 mil cada. A próxima etapa do maior circuito de corridas do Brasil será no dia 1 de junho, em Belo Horizonte.

A segunda etapa do Circuito de Corridas da CAIXA teve largada e chegada no Parque Areião. Apesar do sol, a temperatura nas primeiras horas da manhã estava amena. Na hora da largada o termômetro marcava 25 graus. A elite feminina, com 21 corredoras, saiu 10 minutos antes do pelotão geral. A única ausência foi da favorita, Marily dos Santos, que ficou gripada e não competiu.

A atleta local Vanda Carneiro Chagas destacou-se desde o início e manteve a ponta conseguindo uma vitória incontestável. Enquanto isso, Marizete Moreira dos Santos, outra experiente corredora, perdia o segundo lugar no final do percurso de 10 km para a campeã de Campo Grande, Josiane da Silva Cardoso.

Ao cruzar a linha em 35min40s, Vanda não agüentou o ritmo e desabou. Ficou algum tempo no chão para recuperar o fôlego, mas saiu andando em seguida. “Estava com febre, com o peito doendo e corri na raça. Queria provar que podia fazer uma boa prova e acabei ganhando. Na chegada senti falta de ar e fiquei no chão um pouco me recuperando”, explicou a atleta de 30 anos, da equipe UniDF/Free Corner.

Vanda trabalhou na roça desde os sete anos e depois foi doméstica. Começou no atletismo aos 21 anos, mas dedicou-se exclusivamente ao esporte apenas nos últimos três anos. Ela tem várias vitórias em provas de 5 a 10 km, principalmente na região de Goiás e Brasília. “Só agora consegui patrocínio da Neo Química e estou começando a viajar. Neste ano ganhei 10 provas na minha região”, contou. No domingo passado, ela venceu uma corrida de 6 km em sua cidade, Anápolis, e logo depois ficou gripada, tanto que quase desistiu deste domingo.

Agora ela quer se dedicar às outras provas do Circuito e já confirmou presença em Belo Horizonte, no dia 1º, e em Uberlândia, que será no dia 22 de junho. Garantiu que continuará treinando bastante para perseguir seu sonho que é ser campeã da São Silvestre.

Giomar volta a vencer - O baiano Giomar Pereira sempre se dá bem nas provas do Circuito da CAIXA. Nos últimos anos, ele ganhou várias etapas, tanto que no ano passado perdeu a liderança do ranking nacional de corridas de rua para João da Bota por apenas sete pontos. Neste domingo não foi diferente.

Giomar, da equipe Domiciana Gomes/CAIXA, manteve-se no pelotão dianteiro e aumentou o ritmo a partir do sétimo quilômetro quando Genilson Junior da Silva, da UniDF/Free Córner, assumiu a ponta. A um quilômetro do final, o baiano passou Genilson para vencer com 30min14s. Genilson chegou dois segundos depois, e Anoé dos Santos Dias, melhor brasileiro na São Silvestre de 2007, foi o terceiro colocado, ao completar após 16 segundos. O vencedor de Campo Grande, Ivanildo dos Anjos, o “Gomes”, chegou em quarto.

“Peguei uma virose na semana passada e desisti de viajar para tentar o índice olímpico na Maratona de Praga. Por isso vim a Goiânia e acabei fazendo uma boa prova. Nesta temporada devo correr algumas etapas do Circuito, como em Uberlândia no dia 22. No dia 1 de junho, data de Belo Horizonte, tenho a Maratona de São Paulo”, afirmou Giomar, que está em boa fase. Em abril, ele ganhou duas corridas em Brasília – a Meia Maratona e a Corrida de Revezamento -, além da Meia Maratona de Juazeiro, na Bahia. No dia 1 de maio, venceu o 10k de Feira de Santana.

A segunda etapa do Circuito de Corridas da CAIXA contou com 1.100 corredores. Os cinco primeiros colocados, nas categorias masculino e feminino, dividiram premiação total de R$ 11 mil.

A prova teve uma atração muito especial: o padrinho do evento foi Ronaldo da Costa, vencedor da São Silvestre em 94, e que foi recordista mundial da maratona, entre setembro de 98 e outubro de 99. Ele deu a largada, tirou fotos com o público e participou da premiação. Alegre como sempre, disse que adorou sua estréia na nova função. “Estou pronto para ser padrinho de outras etapas. É só me convidar. Hoje passei um domingo muito feliz”, disse o ex-atleta de 37 anos, que mora atualmente em Betim, Minas Gerais.

Além de reunir os principais atletas do país, o Circuito de Corridas da CAIXA também é um sucesso entre o público em geral. Desde 2004, cerca de 25 mil corredores já participaram do evento.

Após a prova de Goiânia, o Circuito de Corridas da CAIXA segue em Belo Horizonte (1 de junho), Uberlândia (22 de junho), Fortaleza (10 de agosto), Ribeirão Preto (14 de setembro), Porto Alegre (28 de setembro), São Paulo Infantil (18 de outubro), São Paulo (19 de outubro), Curitiba (9 de novembro) e Brasília (23 de novembro).

Resultados:

Masculino:
1) Giomar Pereira da Silva (Domiciana Gomes/CAIXA), 30min14s
2) Genilson Junio da Silva (UniDF/Free Corner), 30min16s
3) Anoé dos Santos Dias (Aratrop Indl.), 30min30s
4) Ivanildo Pereira dos Anjos, o “Gomes” (Cruzeiro/Café do Doutor), 30min34s
5) Marco Antonio Pereira (UniDF), 30min44s

Feminino
1) Vanda Carneiro Chagas (UniDF/Free Corner), 35min40s
2) Josiane da Silva Cardoso (Afade/Umuarama), 35min48s
3) Marizete Moreira dos Santos (Caso/Mizuno/CAIXA), 35min50s
4) Simone Alves daSilva (Domiciana Gomes), 36min35s
5) Antonia Bernardete Lins da Silva (Centiser), 36min40s