RESULTADOS

Da Rua Para a Pista

Data: 18/11/2007

Percurso: 5 km

Local: São Paulo - SP

Telefone: (11) 3714-0506

Site: www.yescom.com.br

Resultados estão publicados no site da Yescom

VEJA COM FOI



Numa manhã de sol e festa, a pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Mello, no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, foi palco das finais da primeira edição Da Rua para a Pista, maior novidade do calendário de eventos de 2007. Lourisvaldo Elias de Jesus e Ana Luiza Garcez, a Animal, foram os grandes campeões do torneio, que começou sexta-feira e terminou na manhã deste domingo.

Disputada em baterias de 5.000 metros, a competição teve 700 atletas inscritos, entre homens e mulheres de várias faixas etárias. Na categoria masculina, Lourisvaldo, que havia conseguido o melhor tempo das eliminatórias, com 15min31s, confirmou o favoritismo e obteve o melhor resultado das três baterias finais, com 15min21. “Fiquei muito feliz porque acho que estou no caminho certo”, comentou o ascensorista da agência de Santana da Caixa Econômica Federal, de 25 anos, que treina diariamente pela manhã e à noite. “Quero ver se falo com o meu técnico (Edson Pereira de Souza) para treinar mais vezes aqui no Ibirapuera. Gostei muito de correr numa pista sintética”, completou o baiano, radicado há 12 anos em São Paulo e inscrito para correr a Gonzaguinha, no dia 16, e a São Silvestre, no dia 31 de dezembro, ambas em São Paulo.

Ao contrário da eliminatória, quando encontrou facilidades, Lourisvaldo teve muito trabalho na quarta e última bateria deste domingo, superando Odair Costa, segundo colocado, por apenas 3 segundos. Odair, de 26 anos, fez tanto esforço para tentar alcançar o líder, que cruzou a linha de chegada e precisou ser atendido pelos médicos.

“Não estou acostumado a correr em pista e acabei perdendo um pouco o ritmo e o foco na prova”, lembrou Odair ao descer do pódio com o seu troféu nas mãos. “Esta colocação vai ser um incentivo muito grande para continuar correndo. Quero ser um atleta profissional.”

Com apenas dois anos de atletismo, Odair corre todos os dias 11 quilômetros entre sua casa, em Santo Amaro, e o Hotel Transamérica, onde trabalha como faxineiro. À noite, volta para casa novamente correndo. “Às vezes, corro mais porque escolho caminhos mais longos para treinar”, disse o correr, inscrito numa prova pedestre de Diadema, no dia 2 de dezembro.

No feminino, Ana Luiza dos Anjos Garcez, a Animal, de 45 anos, também comprovou seu favoritismo. Professora do Projeto Atletismo em Ação, que atende crianças carentes a partir de 7 anos no Ibirapuera, onde mora, ficou muito feliz com a iniciativa. “Adorei a prova e fiquei realmente emocionada em ver pessoas que nunca correram em pista. Todas estamos de parabéns. A torcida calorosa ajudou bastante e me incentivou durante toda a corrida”, comentou a atleta, que faz planos para correr a São Silvestre.

Animal foi criada na extinta Febem e depois foi moradora de rua por quase 20 anos. Um dos seus principais títulos é da Meia Maratona de Santiago, no Chile, em 2005.

Rosemeire Ferreira Silva, de 41 anos, ficou com o segundo lugar. “Estou muito feliz com a segunda colocação. Nunca competi em pista e achei a experiência maravilhosa. É completamente diferente e mais gostoso”, afirmou a mineira que mora em São Paulo há mais de 30 anos. Os próximos planos são correr a Volta da Pampulha, São Silvestre e ainda neste mês o Circuito de Montanha em Paranapiacaba.

Resultados




Masculino:

1. Lourisvaldo Elias de Jesus (CAIXA) – 15min21s
2. Odair Costa – 15min24s
3. Sebastião Rodrigues Viana (ADC Carbocloro) – 15min27s
4. Marcelo da Silva Castro - 15min29s
5. Antônio Soares Filho (Tavares) – 15min39s




Feminino
1. Ana Luiza dos Anjos Garcez – 20min09s
2. Rosemeire Ferreira Silva (Tavares) – 21min59s
3. Nadia Ilvana Garcia (Tavares) – 22min23s
4. Adesilde Souza Pereira (Tavares) – 22min32s
5. Eugênia Maria Nóbrega de Almeida – 23min06s