Uma prova de alto nível técnico marcou a abertura do Circuito de Corridas da Caixa neste domingo pela manhã em Florianópolis. Cerca de 400 atletas de todo país e boa parte da elite de provas de rua nacional enfrentaram uma manhã de sol e temperatura amena na capital catarinense durante os oito quilômetros ao longo da avenida Beiramar Norte. Correndo pela primeira vez em Florianópolis, Valdenor Pereira dos Santos (Cruzeiro) e Luzia de Souza Pinto, de Maringá, foram os vencedores da primeira etapa do circuito e levaram um prêmio individual de R$ 1,2 mil.
 
Uma disputa acirrada marcou a prova masculina, com um grupo de oito atletas brigando metro a metro pela liderança. Valdenor e o companheiro de equipe Israel dos Anjos comandaram o ritmo da prova, bastante forte desde a largada, Na volta final, Valdenor acelerou ainda mais o passo e abriu alguns metros de vantagem. Foi o suficiente para cruzar a linha de chegada com o tempo de 22min44s - três segundos à frente de Israel, o segundo colocado. Em terceiro, ficou Benedito Donizete Gomes, de Guarulhos. 
 
 
A vitória de Luzia no feminino foi mais tranqüila e com um tempo que ela considerou “muito bom”. Ela marcou 26min28s e uma vantagem de 21 segundos sobre Selma dos Reis, segunda colocada. A ex-comerciária que há 13 meses se dedica apenas ao atletismo e ainda busca patrocínio liderou a prova desde o começo e ao final da primeira volta já tinha uma boa vantagem sobre as demais concorrentes. “Estava me sentindo bem e pude fazer uma corrida sem pressão”, disse ela ao final, destacando o excelente nível desta etapa do Circuito de Corridas da Caixa. 
 
Aos 29 anos, Luzia, que veio de Maringá sem qualquer apoio, já promete retornar à capital catarinense para a disputa da Maratona de Florianópolis. “Gostei de correr aqui. Este ano vou me preparar para provas mais longas e disputar a Maratona de Florianópolis e a Corrida de São Silvestre”, revelou. 
 
 
 
O vencedor do masculino também já se prepara para competir em maratonas e brigar por uma vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. Aos 36 anos, Valdenor busca novos desafios. “Quero a vaga e o ouro na maratona do Pan”, revelou o corredor do Cruzeiro, nascido no Piauí e radicado em Brasília. 
 
Caminho idêntico segue o companheiro Israel que em 2005 vai disputar sua primeira maratona. Deverá ser em Berlim, em setembro. “Em agosto, vou correr a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro já na reta final de preparação para Berlim”, avisa Israel. A próxima etapa do circuito será disputada dia 12 de junho, em São Paulo. 
 
Classificação da etapa: 
Masculino 
1º Valdenor Pereira dos Santos (Cruzeiro/MG), 22min44s 
2º Israel dos Anjos (Cruzeiro/MG), 22min47s 
3º Benedito Donizete Gomes (Esportes Guarulhos/SP), 22min47s 
4º Gilson Rodrigues Miranda (Osasco/SP), 22min50s 
5º Élson Alex Gracioli (B&MF/Pão de Açúcar/São Caetano), 22min52s 
 
Feminino 
1ª Luzia de Souza Pinto (Maringá/PR), 26min28s 
2ª Selma Cândido dos Reis (Unicsul/Painel Musical/RJ), 26min49s 
3ª Elisângela Ferreira de Oliveira (Prefeitura de Curitiba/PR), 26min59s 
4ª Cleuza Maria Irineu (Fundação de Londrina/PR), 27min17s 
5ª Lídia Karkowski (FMD Blumenau/SC), 27min23s  |