O Brasil conquistou, na manhã deste domingo, os títulos do Campeonato Sul-Americano de Corrida de Rua, realizado na 27ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. Nos 21 km, Núbia de Oliveira Silva venceu no feminino e no geral da prova, enquanto Fábio Jesus Correia sagrou-se campeão da América do Sul com o segundo lugar no geral da prova, vencida pelo queniano Nahason Kipsang.
Núbia, aliás, não só ganhou como recolocou o país no topo do pódio após sete anos, completando a prova, com largada no Leblon e chegada no Aterro do Flamengo, em 1h16min14. A segunda colocação foi da etíope Ayelu Lema Deme, 01h16min28, e a terceira da ugandense Emily Chebet, com 01h16min47.
No masculino, Fábio fechou os 21 km com a marca de 1h02min09 – melhor marca do ano e que o coloca em primeiro do ranking, ficando em segundo o equatoriano Luis Miguel Masabanda Ojeda, com 1h02min52, e o brasileiro Johnatas de Oliveira Cruz, com 1h03min04. O campeão no geral foi o queniano Nahason Kipsang, com o incrível tempo de 1h01min38, um dos melhores tempos do país na temporada 2025 para a distância, superando as demais provas realizadas.
Nas outras duas provas do Sul-Americano, o Brasil também levou a melhor. Nos 5 km, os primeiros lugares foram de Walace Evangelista Caldas, 14min24, e Tatiane Raquel da Silva, 16min16. Já na prova da milha, os vencedores foram André Carlos Sousa Sales, 03min59, e July Ferreira da Silva Abrão, que com 4min41 estabeleceu o novo recorde brasileiro da prova – o anterior era de 4min47, também dela.
Na classificação geral das equipes, com os tempos dos três melhores de cada país, o Brasil foi o melhor no geral: 1. Brasil, 2. Colômbia, e 3. Uruguai. Venceu também nos gêneros, sendo que o vice no masculino foi do Uruguai e no feminino a Colômbia.
A 27ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro foi especial. A tradicional prova, que já foi o Mundial de Meia Maratona em 2008, desta vez também teve o Sul-Americano de Corrida de Rua. O evento acabou atraindo corredores de 25 países e muitos destaques para as duas competições. Essa mistura deu uma nova dinâmica à prova, que teve emoção do início ao fim.
Vencedora no Sul-Americano e geral, Núbia foi um dos destaques da prova. Ela se manteve com as estrangeiras desde o começo e, no final, acabou surpreendendo as adversárias. A atleta festejou o resultado. “Estou muito feliz. Ser campeã sul-americana aqui em nosso país é motivo de muita honra, muita gratificação, muito suor derramado e muita coragem. A corrida exige muita coragem e foi uma prova boa, uma prova que oscilava muito o ritmo, as meninas estavam variando bastante de ritmo, mas Deus me deu força e eu consegui mais uma vez ser campeã. Obrigado a todos que torceram por mim. Quando eu passei por aqui, a energia tomou conta, me emocionei bastante, o pessoal gritando meu nome, falando 'bora Brasil' e é isso. Agora vamos dar continuidade ao nosso trabalho”, destacou a campeã.
Masculino tem disputa acirrrada
No masculino, a disputa também foi forte. Kipsang, que estreou no país, não sentiu a novidade e imprimiu o ritmo forte desde a largada, seguindo na ponta até a linha de chegada no Aterro do Flamengo. Apesar da boa vitória, ele destacou que a prova foi bem difícil. ‘Gostei muito da prova, mas o percurso é bem duro. No começo, percebi que os adversários estavam num ritmo muito lento e decidi acelerar. Deu certo e o dia terminou muito bem”, explicou o campeão.
Fábio Jesus Correia conseguiu brilhar mais uma vez na temporada. Ele, que venceu os 21 km na Maratona de Porto Alegre, com recorde, em junho, fez bonito na 27ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. Após uma boa disputa pelo segundo lugar com o equatoriano Luis Miguel Ojeda, ele assumiu a vice-liderança na Enseada de Botafogo, assegurando o título da América do Sul e o segundo lugar mais alto do pódio no geral.
“Primeiramente, agradecer a Deus, à minha família e a todos que torcem por mim. Que me apoiam, minha Bahia, todo esse pessoal que passa esse carinho imenso. Eu agradeço a cada um deles de coração. Com tantos estrangeiros que tinha hoje aqui, saí bicampeão do sul-americano de meia-maratona e ainda com um excelente resultado e RP. Então, isso mostra que a gente está no caminho certo. Estamos trabalhando, é muita dedicação, muito esforço. Agradeço ao meu treinador Elvis, que sempre acreditou em mim. E falou que hoje a gente ia bater um RP e carimbou. E também à organização da prova pela excelente organização”, declarou.
Resultados
Masculino
1) Nahason Kipsang (QUE), 01:01:38
2) Fábio Jesus Correia (BRA), 01:02:09
3) Luis Miguel Masabanda Ojeda (ECU), 01:02:52
4) Johnatas de Oliveira Cruz (BRA), 01:03:04
5) Mark Kiptoo (UGA), 01:03:10 - Africa Team
Feminino
1) Núbia de Oliveira Silva (BRA), 01:16:14 - Nova Flor Esportes
2) Ayelu Lema Deme ETH), 01:16:28 - Africa Team
3) Emily Chebet (UGA), 01:16:47 - Acorp
4) Naum Jepchirchir (QUE), 01:16:08
5) Larissa Marcelle Moreira Quintao (BRA), 01:17:07
Mais informações no site oficial, www.meiamaratonadoriodejaneiro.com.br |