RESULTADOS

3ª Meia Maratona de Pomerode

Data: 24/10/2010

Percurso: 21 km

Local: Pomerode - SC

Telefone: (47) 3387-2612 / (47) 9945-2200

Site: www.meiamaratonapomerode.com.br

Classificação Geral Masculina
Classificação Geral Feminina
Atletas de Pomerode - Classificação Masculina
Atletas de Pomerode - Classificação Feminina
Cadeirantes - Classificação Masculina

VEJA COM FOI

A Meia Maratona Cidade de Pomerode já se consolidou como um dos eventos esportivos mais importantes do calendário municipal. Idealizada por Ricardo Ziehlsdorff, a prova surgiu de conversas e encontros entre amigos e colegas do meio esportivo pomerodense, na Confeitaria Torten Paradies. Segundo Ricardo, “o primeiro objetivo era realizar um Campeonato de Voleibol Amador entre os Clubes de Caça e Tiro. Mas a partir da troca de ideias e sugestões, chegou-se à conclusão de promover a prova em âmbito nacional”.

A primeira edição da Meia Maratona foi realizada no dia 26 de outubro de 2008, contando com a participação de 900 atletas, vindos de todas as partes do país. Em paralelo à prova principal (21.097 m), houve a realização da 1ª Corrida Rústica Pomerana, de 5,8 km e da Maratoninha Infantil, que aconteceu na pista de atletismo. O padrinho da competição de estreia foi o medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima.

Em sua 1ª edição, a corrida proporcionou aos participantes a oportunidade de conhecer alguns pontos turísticos da cidade. No Centro, os atletas puderam conferir de perto atrações como o Zoológico, a Praça Jorge Lacerda, Centro Cultural, Teatro Semiarena, Portal Sul, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Parque de Eventos da Festa Pomerana, Museu do Escultor, entre outros.

A 2ª edição da prova aconteceu no dia 25 de outubro de 2009, também num belíssimo domingo de sol. Ao todo, 1313 atletas fizeram a Meia Maratona repetir o sucesso da estreia, melhorando em alguns aspectos. As atrações permaneceram as mesmas, como a 2ª Corrida Rústica Pomerana e a Maratoninha Infantil, havendo apenas a alteração no percurso da prova principal, o que foi elogiado por todos. A campeã olímpica Maurren Higa Maggi esteve em Pomerode para acompanhar e promover o evento. Os pomerodenses que participaram da Meia Maratona receberam premiações especiais.

Ricardo Ziehlsdorff define a competição em três aspectos: esporte, turismo e cultura. “A cultura pode ser observada na apresentação de Bandinhas Típicas durante o percurso da prova e nas danças folclóricas que são apresentadas no Pavilhão de Eventos de Pomerode. As provas trazem o esporte, além dos atletas observarem a arquitetura histórica no trajeto percorrido. Já o turismo é uma consequência da realização do evento, pois as pessoas visitam a cidade para assistir e disputar a Meia Maratona”, explica Ricardo.

“Além disso, há ainda um grande congraçamento entre os participantes, no jantar de massas que a organização oferece no sábado antes das provas”, acrescenta.

Definitivamente, o município conhecido turisticamente pela sua colonização germânica, gastronomia típica, rede hoteleira e povo hospitaleiro, entrou agora para o calendário esportivo brasileiro, relacionando diretamente o esporte ao turismo.

Neste domingo, 24/10/2010, foi realizada a 3ª edição do evento e reuniu quase 2 mil participantes divididos nas modalidades Meia Maratona, Rústica de 5,8 km e Maratoninha Infantil.

Confira como foi:

A largada da Meia Maratona aconteceu às 8 horas da manhã próximo ao pórtico de entrada da cidade de Pomerode.
O percurso foi desenvolvido na rodovia de acesso à cidade de Blumenau.
A chegada foi realizada no Pavilhão de Eventos de Pomerode onde acontece a tradicional Festa Pomerana.
Marcos Alexandre Elias dominou a prova desde o início e venceu com o tempo de 1 hora, 6 minutos e 42 segundos.
No feminino a vitória foi da atleta Rosa Jussara Barbosa que registrou o tempo de 1 hora, 18 minutos e 25 segundos.
Pódio masculino (sem a presença do campeão):

1) Marcos Alexandre Elias - 01:06:42
2) Roberto Rodrigues Oliveira - 01:07:23
3) Marildo José Barduco - 01:07:34
4) Gustavo Caurio - 01:08:06
5) Lairton da Silva - 01:08:22

Pódio feminino:

1) Rosa Jussara Barbosa - 01:18:25
2) Dione D Agostini Chillemi - 01:20:01
3) Rosangela Gavinski da Silva - 01:20:44
4) Adriana Sutil da Costa - 01:24:24
5) Lidia Karwowski - 01:26:20