RESULTADOS

Campeonato Santista - 4ª Etapa

Data: 15/08/2010

Percurso: 10 km

Local: Santos - SP

Telefone: (13) 3269-8080

Classificação Geral Feminina
Classificação Geral Masculina
5 Km - Classificação Feminina
5 Km - Classificação Masculina
Cadeirantes - Classificação Feminina
Cadeirantes - Classificação Masculina
Deficiente Visual - Classificação Feminina
Deficiente Físico - Classificação Masculina
Deficiente Intelectual - Classificação Masculina

VEJA COM FOI

Elias Rodrigues Bastos (Memorial/Prefeitura de Santos) e Maria dos Remédios Castro (Ao Fiel Barateiro/ Litoral Farma/ Memorial/ Prefeitura de Santos) foram os vencedores dos 10 KM Unique 1 Academia/ Prefeitura de Santos, disputados neste domingo (dia 15), na orla da Praia, com largada e chegada no Aquário Municipal, em Santos. A prova, patrocinada pela Fiat Grand Brasil, valeu pela quarta etapa do Campeonato Santista de Pedestrianismo, reunindo 1.500 participantes e também fez parte das comemorações de sete anos da Unique 1, referência na região.

“Santos é, provavelmente, a cidade que mais incentiva o esporte no Brasil e com a Unique 1 não poderia ser diferente. Este foi o primeiro de muitos eventos que vamos apoiar com a Prefeitura”, garantiu o empresário Jorge Augusto Corrêa da Costa, diretor da Unique.

Além do patrocínio à prova, a academia participou efetivamente com um grupo de aproximadamente 200 alunos. “O pessoal entrou por diversão, qualidade de vida, sem preocupação de vencer”, disse Jorge, que comandou a comemoração do sétimo aniversário da academia. “O bolo não tinha sete metros, mas o importante é celebrar a data em uma festa a céu aberto, com os amigos e champanhe”, brincou.

Na disputa feminina, Maria dos Remédios Castro, favorita ao tetra, liderou a prova de ponta a ponta e se deu ao luxo de administrar a vantagem na metade do percurso, completando os 10 km em 36min38s. Nem o drama familiar vivido pela atleta, que perdeu o pai há três semanas, evitou a vitória. “Tudo corresponde ao equilíbrio. É um dos momentos mais difíceis da minha vida e, mesmo sem treinar nas duas últimas semanas, conquistei o resultado”, disse a corredora, muito emocionada com a situação.

Depois de uma boa largada, Maria dos Remédios aproveitou para diminuir o ritmo a partir do KM 5 e mesmo assim chegou quase um minuto à frente da segunda colocada, Rosineide Flor da Silva (Projeto Jepom), 37min32s. “Eu percebi que tinha aberto uma boa vantagem para as adversárias e então passei a administrar o tempo”, contou a atleta que ganhou mais uma “gordurinha” no primeiro lugar do Campeonato.

Hosana Lucena N. Pereira (Epas/Osan), 38min18s, chegou em terceiro lugar, seguida de Maria José de Aquino (Educa Guarujá), 38min49s, e Angelina das Graças Rafael (Memorial/Prefeitura de Santos), 39min08s, vitoriosa na etapa inicial e que continua em segundo no ranking geral feminino.

SPRINT - No masculino, Elias Rodrigues Bastos aproveitou uma falha na estratégia dos gêmeos Paulo Roberto e Luis Fernando de Almeida Paula, ambos da equipe Epas/Osan/Mizuno, para assumir a ponta e vencer a etapa, em 29min21s. “Me poupei até o KM 7,5 e dei um sprint, que foi fundamental para a vitória”, afirmou Elias.

O vencedor destacou que a estratégia foi armada por conta do resultado da etapa anterior. “Na outra prova, eu liderei boa parte da corrida, mas os gêmeos me ultrapassaram. Hoje, tive que me preparar de outra forma”, ressaltou.

Paulo Roberto foi o segundo, em 29min36s, seguido do irmão, dois segundos depois. “Foi uma falha nossa. Um tinha de puxar a frente, mas sem perder a colocação”, falou Paulo.

Fábio Chagas (Memorial/Prefeitura de Santos), 29min53s, foi o quarto colocado na prova e manteve a ponta no ranking masculino. José Uilton dos Santos (Memorial/Prefeitura de Santos), 29min55s, ficou em quinto lugar e manteve a vice-liderança do Campeonato.

PRÓXIMA - O Campeonato Santista de Pedestrianismo, que está em sua 25ª edição consecutiva, tem a próxima etapa no dia 17 de outubro, com a Prova Sesc/Prefeitura de Santos. Para o chefe do Departamento de Atividades e Eventos Esportivos, da Secretaria Municipal de Esportes, Paulo Farias, a prova teve um retorno muito bom, apesar do clima frio e chuvoso. “A cada etapa melhoramos as equipes, a estrutura e a organização”, ressaltou.

Depois do sucesso da corrida de rua, a Unique 1 Academia já prepara outro evento ao ar livre, mantendo sua tradição de interagir com a comunidade. “Temos vários eventos internos, sempre para motivar nossos alunos, mas como trabalhamos com qualidade de vida, acreditamos que é preciso essa ligação com a comunidade, levar a academia para todos. E o próximo evento que está sendo programado será bem atraente, com uma aula de bike no Píer do Pescador, em setembro”, revelou Lígia Guida, gerente da Unique.

Confira as fotos do evento:

A largada aconteceu às 8:30 em frente ao Aquário Municipal.
Com percurso 100% plano e à beira mar, os atletas puderam desfrutar do visual da orla santista.
Com uma boa estratégia de prova, Elias Rodrigues Bastos foi o campeão da categoria geral.
Maria dos Remédios Castro confirmou o favoritismo e venceu mais uma etapa do circuito.
Pódio masculino:

1) Elias Rodrigues Bastos - 29min21s
2) Paulo Roberto A. Paula - 29min36s
3) Luis Fernando A. Paula - 29min38s

Pódio feminino:

1) Maria dos Remédios Castro - 36min38s
2) Rosineide Flor da Silva - 37min32s
3) Hosana Lucena N. Pereira - 38min18s