RESULTADOS

15ª Corrida de São Silvelho

Data: 27/12/2009

Percurso: 5 km

Local: Laguna - SC

Telefone: (48) 9141-8155

Site: www.institutotaticaeacao.com.br

Classificação Geral Masculina
Classificação Geral Feminina

VEJA COM FOI

Na tradicional corrida de São Silvelho, Nilton Kohn foi o campeão na categoria geral masculino e Ana Maria Coutinho no feminino. Com 17min58s ele percorreu os cinco quilômetros da prova.

A atleta Ana Maria conquistou o título depois de 20min57s. Pela primeira vez, o trecho foi cronometrado através de chip colocados nos tênis dos competidores.

A corrida desse ano teve 96 inscritos, 80 corredores completaram a prova, que teve largada e chegada na praça Souza França no Magalhães, num circuito oval, completando duas voltas e meia na avenida Getúlio Vargas e João Pessoa.

O competidor Efistatius Anastasiades, conhecido por todos na cidade como o "seu Estácio", no auge dos seus 84 anos, recebeu troféu de participação como convidado especial da prova e por ser também o atleta mais velho da competição.

A realização da competição foi do Instituto Tática e Ação com apoio da Prefeitura Municipal de Laguna, Fesporte e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Brincadeiras entre amigos - Em 1995, a conversa entre três amigos girava em torno de um desafio. Queriam disputar uma corrida contornando a pracinha do Magalhães. Vedê, provocando os companheiros, iria correr de roller, Joneci (sargento que não foge das batalhas) topando e apostando no seu sucesso, iria correr com o auxílio de pé-de-pato, e por último, Dorival (que não deixa navio parado no porto), concordava com a aposta e aumentava o desafio, onde ganharia a corrida fazendo o trajeto com uma prancha de surf nos braços.

Waldizinho e o professor Flavinho, que atentos ouviam os rumores dos três senhores, resolveram bancar a aposta, aumentando o trajeto, tornando-se uma verdadeira corrida, mais longa, até o Monumento dos Trabalhadores (estátua). Até o presente momento tudo era brincadeira e festa, porém, no exato instante em que discutiam e regulamentavam a prova, na TV brilhava a propaganda da internacional corrida de São Silvestre. Num relâmpago de idéias, e entusiasmados com a brincadeira e conversa dos senhores, fazendo uma analogia à tradicional corrida pelas ruas de São Paulo, criou-se naquele momento a corrida de São Silvelho, para os senhores e senhoras acima de 50 anos. Desde então, esta corrida enche de orgulho os moradores do bairro Magalhães e a comunidade esportiva lagunense.

Veja como foi:

A largada aconteceu às 19:30 em frente da Praça Souza França, no bairro Magalhães.
A prova é destinada aos atletas com 50 anos ou mais.
Também participaram atletas na categoria "dente de leite" (45 anos ou mais).
O percurso de 5 quilômetros foi percorrido no sistema de "voltas".
Logo na passagem da 1ª volta, o atleta Nilton Kohn já liderava a prova.
Ao longo do percurso os atletas são prestigiados e aplaudidos pela população local.
Nilton Kohn cruzou a linha de chegada em primeiro lugar registrando o tempo de 17 minutos e 58 segundos.
Entre as mulheres, a vitória foi de Ana Maria Coutinho Lenieski com o tempo de 20 minutos e 57 segundos.
Pódio masculino:

1) Nilton Kohn - 17:58
2) Hildo de Souza Santana - 18:07
3) Walter da Costa - 18:48

Pódio feminino:

1) Ana Maria Coutinho Lenieski - 20:57
2) Lucia Beatrix Bertels Marques - 25:48
3) Merci Catarina Martins Souza - 26:08