RESULTADOS

Circuito de Corridas da Caixa

Data: 28/09/2008

Percurso: 10 km

Local: Porto Alegre - RS

Telefone: (11) 3045-0018

Classificação Geral Masculina
Classificação Geral Feminina

VEJA COM FOI


Claudir Rodrigues e Conceição de Maria Carvalho Oliveira venceram pela primeira vez no ano uma prova do Circuito de Corridas de Rua da CAIXA 2008, a maior competição do gênero no Brasil, neste domingo, em Porto Alegre (RS). Claudir ganhou os 10 km, da corrida que teve largada e chegada na Usina do Gasômetro, com o tempo de 30min03, competindo em casa – é gaúcho de Santa Maria. A piauiense Conceição foi a campeã da prova feminina, ao cruzar em primeiro o circuito montado na Avenida Beira Rio (às margens do Rio Guaíba), com o tempo de 34min52 para os 10 km.

Em sua segunda edição na capital gaúcha, a competição teve a presença de 1.300 atletas. Desde 2004, 34.900 corredores já participaram do Circuito. Ao todo, serão 10 etapas em 2008, passando por oito estados diferentes. A de Porto Alegre foi a sétima etapa do calendário e a próxima corrida será em São Paulo, dia 19 de outubro.

Claudir, que se prepara para correr a Maratona de Milão (ITA), dia 23 de novembro, venceu sua primeira prova do Circuito da CAIXA este ano. “A corrida era aqui, em Porto Alegre, e pude participar. Estava perto de casa, no meu Estado.” O pelotão de elite correu compacto até o km 7, quando o mineiro de Manga, Ivanildo Pereira dos Anjos, o Gomes, abriu. Sentindo o desgaste da prova, com calor e vento contra, foi ultrapassado por Claudir. “O maior problema foi o vento contra que soprou na beira do rio, tanto que o tempo foi cerca de 40 segundos mais alto que no ano passado”, concordou Claudir, atleta profissional há 13 anos e que também vai disputar a Meia Maratona do Rio, dia 12.

“O segundo lugar para mim foi bom. Estou competindo há apenas oito meses. Quem sabe um dia eu não seja tão competitivo quanto o Marílson (Gomes dos Santos) e o Frank (Caldeira), fundistas que estão entre os melhores do Brasil”, disse Ivanildo, que corre com o nome Gomes na camisa, apelido que ganhou por causa da semelhança física com o goleiro, e trabalhava numa fazenda de gado leiteiro antes de adotar a corrida. Ivanildo também vai disputar o Mundial de Meia Maratona do Rio.

O Circuito todo está entre as 26 provas do ano que contam pontos para o Ranking CAIXA/CBAt de Corridas de Rua. Giomar Pereira da Silva, o líder do Ranking, vencedor de quatro de sete etapas do Circuito CAIXA em 2008, não correu em Porto Alegre. Ivanildo Pereira dos Anjos ganhou posições. O Ranking ainda será atualizado – a prova Integração, em Campinas, também neste domingo, é outra que conta pontos.

Entre as mulheres, apesar da vitória de Conceição Oliveira em Porto Alegre, Sueli Aparecida Vieira, com 183 pontos (somados os 16 ganhos, neste domingo, pelo quinto lugar na capital gaúcha), segue na liderança do Ranking. “Minha regularidade na temporada me coloca na ponta. Disputei quatro provas de meia maratona e sempre estive no pódio. Também fui quinta na Maratona de São Paulo e quarta na do Rio”, explicou Sueli, de Ribeirão Preto.

O pelotão de cinco atletas seguiu compacto até o km 5, quando Conceição e Josiane da Silva Cardoso abriram vantagem em relação às demais competidoras. “Eu e a Josiane fomos juntas até o km 8, quando abri uns 100 metros, para cruzar na frente”, explicou Conceição. Contou que fraturou o pé esquerdo em maio e vem fazendo uma temporada de recuperação. “Esta prova tem sabor especial. Fiquei 40 dias para me recuperar do pé, voltei a correr na Maratona do Rio – fui sétima –, dia 29 de junho. E agora venci aqui”, disse a piauiense de Campo Maior, radicada em Taboão da Serra, São Paulo.

Conceição disse que deseja correr as três etapas restantes do Circuito CAIXA, em São Paulo, Curitiba e Brasília, para somar o maior número de pontos possível no Ranking. Foi campeã do Circuito CAIXA em 2005 e vice em 2007.

Resultados

Masculino
1 - Claudir Rodrigues (Athletics Sports) , 30min03
2 - Ivanildo Pereira dos Anjos (Cruzeiro/Café do Douto), 30min10
3 - José Magno dos Santos (Assoc. Francana de Atletismo), 30min26
4 - Claudemir Cardoso da Silva (Afade/Umuarama), 30min32
5 - Eliesio Miranda Silva (Tocantins/Pé de Vento), 30min33

Feminino
1 - Conceição de Maria Carvalho (Find YourSelf/Caixa), 34min52
2 - Josiane da Silva Cardoso (Afade/FME Concórdia), 35min17
3 - Adriana Aparecida da Silva (Pinheiros), 35min27
4 - Antônia Bernadete Lins da Silva (Centiser), 35min43
5 - Sueli Aparecida Vieira (Caixa/Pedra Agroindústria), 36min17