RESULTADOS

Circuito de Corridas da Caixa

Data: 22/06/2008

Percurso: 10 km

Local: Uberlândia - MG

Telefone: (11) 3045-0018

Classificação Geral Masculina
Classificação Geral Feminina

VEJA COM FOI


Maria Zeferina Baldaia provou mais uma vez que está em grande forma. Em sua estréia no Circuito de Corridas da CAIXA 2008, ela venceu com tranqüilidade a etapa de Uberlândia, realizada na manhã deste domingo. Baldaia completou os 10 quilômetros em 35min04s. Entre os homens, o campeão foi Giomar Pereira, vice-campeão do Circuito em 2007, com 30min19s. Além de somar pontos no ranking nacional, os vencedores receberam R$ 2 mil cada. A próxima etapa do Circuito da CAIXA será em Fortaleza, no dia 10 de agosto.

A estréia do Circuito de Corridas da CAIXA no Triângulo Mineiro não poderia ser melhor. A prova foi realizada na região central da cidade, com largada às 8 horas para a elite feminina e 15 minutos depois para os demais corredores, num total de 1.000 participantes. Mesmo com sol a temperatura estava agradável, em torno de 22 graus.

A elite feminino concentrou-se em um único grupo pouco mais da metade da corrida. No sexto quilômetro, Baldaia forçou o ritmo e foi acompanhada por Josiane da Silva Cardoso, Marizete Moreira dos Santos e Marily dos Santos, que será a única representante do Brasil na maratona em Pequim. As colocações se mantiveram até o final quando a atleta, nascida em Nova Módica, em Minas Gerais, e que vive em Sertãozinho, cruzou a linha de chegada. A paranaense Josiane chegou 16 segundos depois, confirmando ser um dos destaques do Circuito da CAIXA.


“A prova foi excelente e estou muito feliz com a vitória. Fiz o meu ritmo o tempo todo e procurei forçar bastante no final, porque sabia que tinha boas adversárias”, afirmou Baldaia, que no início de junho ganhou a Maratona de São Paulo.

A atleta passou por várias lesões nos últimos anos, mas desde outubro do ano passado recuperou-se e vem colecionando ótimos resultados. Ficou em terceiro na São Silvestre, fez vários pódios no início do ano e ganhou a Meia Maratona Stramilano, na Itália, em abril. “Graças a Deus estou voltando aos bons tempos (ganhou a São Silvestre em 2001). Estou me sentindo muito bem agora. Defendo o Esporte Clube Pinheiros, ao lado do técnico Cláudio Castilho, e tenho dois patrocinadores: Fermentec, empresa química de Piracicaba, e Revdrat, isotônico feito em Bebedouro”, explicou. Nesta semana, Baldaia defende o Pinheiros nos 5 e 10 mil metros no Troféu Brasil em São Paulo e já confirmou presença em Fortaleza.

A segunda colocada, Josiane da Silva Cardoso, também estava muito satisfeita. “Não esperava o pódio aqui em Uberlândia, pois algumas das melhores do País participaram da prova. Ficar em segundo lugar, à frente de várias delas, me deixou até surpresa”, contou a atleta da Afade/FME/Concórdia, que venceu em Campo Grande e ficou em segundo também em Goiânia e Belo Horizonte. Marily dos Santos, quarta colocada, segue com sua preparação para a maratona olímpico. Nas próximas semanas, ela irá treinar na altitude, em Paipa, na Colômbia, e viaja para Pequim no início de agosto.

A maratona do campeão Giomar

O baiano de Jacobina, Giomar Pereira da Silva, precisou de pouco mais de 30 minutos para ganhar a etapa de Uberlândia do Circuito da CAIXA, mas teve de passar por uma verdadeira maratona de 24 horas para chegar até o Triângulo Mineiro, Ele saiu de sua cidade no meio da madrugada de sexta-feira e só foi chegar às 3h30 da madrugada do sábado em Uberlândia, depois de pegar sete horas de ônibus até Salvador, duas horas de avião até Brasília, mais sete horas de ônibus até Uberlândia, sem contar as esperas nos traslados.

“Já estou até acostumado com estes deslocamentos demorados, pois moro a mais de 300 quilômetros de Salvador. Tanto que cheguei aqui e só fiz um reconhecimento do percurso, nem treinei para evitar mais desgaste. Na prova, acompanhei os dois atletas do Cruzeiro (Gomes e Pantanal) quando eles abriram no quinto quilômetro e no final, no nono, forcei o ritmo e consegui a vitória”, disse o atleta que participou de duas etapas do Circuito e venceu ambas, a outra foi em Goiânia.


Giomar foi vice-campeão do Ranking Nacional CAIXA/CBAt de 2007 e agora está bem próximo do líder deste ano, Marco Antonio Pereira, que ficou em 11º em Uberlândia. “Pelos pontos daqui acho que passei o Marco Antonio ou estou bem perto dele. Agora vou me dedicar às provas do Circuito da CAIXA, tanto que irei também para Fortaleza, em agosto”, adiantou.

A etapa de Uberlândia teve um padrinho bastante especial, que deu a largada e participou da premiação: Claudinei Quirino, um dos atletas mais premiados do país, medalha de prata no revezamento 4x100 metros na Olimpíada de Sydney, entre outros grandes resultados.

Em quatro anos de existência, o Circuito da CAIXA já reuniu 28,3 mil participantes e é o maior do Brasil, com dez etapas nesta temporada. A próxima corrida será em Fortaleza, no Ceará, no dia 10 de agosto. Estão previstas ainda provas em Ribeirão Preto (14 de setembro), Porto Alegre (28 de setembro), São Paulo (19 de outubro), Curitiba (9 de novembro) e Brasília (23 de novembro).

Resultados

Masculino:
1) Giomar Pereira da Silva (UniDF/Free Córner/CAIXA), 30min19s
2) Ivanildo Pereira dos Anjos (Cruzeiro/Cafe do Doutor), 30min26s
3) Lindomar Modesto (Cruzeiro), 30min35s
4) Anoé dos Santos Dias (Aratrop Industrial), 30min51s
5) Eliesio Miranda Silva (Tocantis/Pé de Vento/CAIXA), 30min52s

Feminino
1) Maria Zeferina Baldaia (Fermentec/Rvdrat/Pinheiros), 35min04s
2) Josiane da Silva Cardoso (Afade/FME/Concórdia), 35min20s
3) Marizete Moreira dos Santos (Caso/Mizuno/CAIXA), 35min43s
4) Marily dos Santos (Mizuno/Multisport/CAIXA), 35min56s
5) Maria Lucia do Nascimento (Matilat/Nardini/CAIXA), 35min57s

Mais informações no site www.circuitocaixa.com.br