RESULTADOS

31ª Prova Pedestre XV de Fevereiro

Data: 23/02/2008

Percurso: 10 km

Local: Cornélio Procópio - PR

Telefone: (43) 3904-1600

Classificação Geral Masculina
Classificação Geral Feminina
Classificação Comerciários Masculina
Classificação Comerciários Feminina
Classificação Morador Masculina
Classificação Morador Feminina

VEJA COM FOI


O maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, de 39 anos, venceu a 31a Prova Pedestre 15 de Fevereiro, disputada sábado à noite em Cornélio Procópio. A prova – que integrou o programa comemorativo dos 70 anos do município, reuniu 480 atletas de diversas cidades do País e foi organizada pela Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura (Semesp) e em conjunto com o SESC/PR. O tiro da largada foi disparado pelo prefeito Amin Hannouche.

Vanderlei, que conquistou medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Athenas de 2004, confirmou o favoritismo que era dividido com sete quenianos. A prova feminina foi vencida pela queniana Gledys Chemweno. Antes, foi disputada a Quinzinha, dividida em três etapas no masculino e feminino, destinada a atletas de 7 a 15 anos.


Os quenianos participantes acabaram frustrando a expectativa e, entre os sete inscritos, apenas Amos Maiyo Maindi conseguiu chegar entre os primeiros, assim mesmo, na quinta posição, vindo atrás de Anoé dos Santos Dias, que chegou em segundo, e Roberto Rodrigues de Oliveira e Elenilson da Silva, respectivamente, terceiro e quarto colocados.

O atleta procopense melhor classificado na prova foi Danilo Ramires de Oliveira, que fez o percurso em 34 minutos e 8 segundos. Entre as mulheres, conseguiu melhor tempo a atleta Luciana Paula Inácio Rodrigues, com o tempo de 45 minutos e 38 segundos. Entre os comerciários, chegaram em primeiro em suas respectivas modalidades, Alessandro e Déborah Santos Borges.

Para a prova principal, foram dez quilômetros de corrida e, logo no início, Cordeiro, que seguia no grupo de elite, abriu distância e se manteve à frente. Aos poucos, acabou sendo alcançado por outros quatro atletas do 1o pelotão, mas, na segunda volta, abriu distância novamente e acabou cruzando a linha de chegada em primeiro, com o tempo de 29 minutos e 54 segundos.

O ÍDOLO - Vanderlei Cordeiro de Lima é paranaense de Cruzeiro do Oeste e tornou-se uma das celebridade dos Jogos Olímpicos de Atenas em quando, após liderar a maratona até cerca do 36º quilômetro, foi atacado e derrubado por um fanático religioso irlandês, o ex-sacerdote Cornelius Horan Ajudado por alguns expectadores da corrida, retornou a prova e ainda conseguiu garantir a medalha de bronze da prova, sendo aplaudido de pé quando entrou no estádio Panathinaikos.

Em Cornélio Procópio, depois de alcançar a vitória, acabou sendo cercado pelos fãs e lembrou que não é a primeira vez que vence a 15 de Fevereiro. “Eu já alcancei a vitória aqui em Cornélio há dezesseis anos. É muito bom estar retornando à cidade depois deste período e alcançar essa vitória que foi muito importante para mim e para esse público maravilhoso que torceu por mim”, comemorou o atleta.

A organização da prova foi bastante elogiada pelos atletas que não tiveram qualquer problema antes e durante o percurso. O prefeito Amin Hannouche era um dos mais satisfeitos com os resultados. “Ficamos muito satisfeitos com o trabalho realizado. Isto foi resultado de perfeita sintonia entre nossos funcionários da Semesp e toda a equipe do SESC. O resultado não poderia ser outro”, disse Hannouche ao final da prova. A premiação terminou por volta das 23h30