RESULTADOS

Circuito de Corridas da Caixa

Data: 01/04/2007

Percurso: 10 km

Local: Brasília - DF

Telefone: (11) 3045-0018

Site: www.circuitocaixa.com.br

Classificação Geral Masculina
Classificação Geral Feminina

VEJA COM FOI

A paraibana Ednalva Laureano da Silva, a Pretinha, foi a grande estrela da etapa de abertura do Circuito de Corridas da CAIXA 2007, realizada neste domingo, em Brasília. A atleta completou a prova de dez quilômetros em 34min43seg, sob sol bastante forte e temperatura média de 30.°C. Uma das favoritas ao título, a campeã do ano passado, Marily dos Santos ficou em segundo lugar, com o tempo de 35min29seg. No masculino, a equipe do Cruzeiro comemorou bastante, pois garantiu os três primeiros lugares no pódio com João Ferreira de Lima, o João da Bota, José do Nascimento Souza e Francisco Barbosa dos Santos.

Apesar do sol forte, a competição começou animada. No feminino, Pretinha assumiu a liderança já no km 4,5 e só sofreu ameaça no km 6, quando a alagoana Marily tentou impor um ritmo mais forte. Mas, realmente era o dia de Pretinha, que abriu vantagem e chegou 49 segundos à frente da vice-campeã. “Estou muito feliz pela vitória. Gostei do percurso, mas acho que a prova poderia ter começado um pouco mais cedo, porque o calor estava forte e o ar muito seco”, afirma Pretinha.

Pré-convocada para disputar os 10 mil metros no Pan do Rio de Janeiro, a paraibana está em ótima fase e corre atrás de seu principal objetivo da temporada, que é representar o país no Pan. “Até o início de julho vou disputar apenas provas de dez quilômetros. Estou treinando bastante para conseguir uma das duas vagas na equipe brasileira”, diz Pretinha, que conquistou o segundo melhor tempo da categoria, na sexta-feira, no Campeonato Brasileiro Caixa de Corridas de Fundo em Pista, também no Rio de Janeiro, com a marca de 33min18seg95. Ela está atrás apenas da brasiliense Lucélia Peres, que tem 33min04seg.

“Além da Lucélia, acho que a Fabiana Cristiane também está numa ótima fase. Nós três somos favoritas para as duas vagas brasileiras nos 10 quilômetros do Pan”, conclui Ednalva, que em março faturou o título do Sul-Americano de Cross Country e a Meia Maratona de São Paulo. Agora, ela inicia a preparação para disputar a Maratona de Revezamento em Brasília, no dia 25 deste mês, os 10 KM Tribuna, em Santos, e a etapa de Porto Alegre do Circuito de Corridas da CAIXA, em maio, e o Troféu Brasil de Atletismo, em junho.

Marily dos Santos era uma das favoritas ao título e estava em busca de mais uma vitória na capital do país. “Não acordei bem hoje e estou com um pouco de tontura. Mesmo assim fiquei muito contente pelo segundo lugar”, explica a alagoana ganhadora do Circuito da Caixa do ano passado.

Domínio do Cruzeiro no masculino - A equipe do Cruzeiro, de Belo Horizonte, fez a festa no masculino. Estreante no Circuito de Corridas da CAIXA, João Ferreira de Lima, o João da Bota, faturou o seu primeiro título e ficou muito feliz pela vitória inédita. “A prova foi muito boa, apesar do calor intenso. Achei o percurso ótimo e tive de imprimir um ritmo forte, pois competi com atletas de alto nível técnico”, enfatiza o corredor de Mateus Leme, próximo à capital mineira.

João da Bota saiu no pelotão da frente e, nos primeiros quilômetros, dividiu a liderança com o brasiliense Valdenor Pereira dos Santos e Francisco Barbosa dos Santos, o Chiquinho. No sexto quilômetro, João assumiu a ponta, aumentou o ritmo até chegar à vitória. Seus dois companheiros de equipe, chegaram em seguida: José do Nascimento e Francisco Barbosa. Valdenor terminou em quarto, seguido do baiano Giomar Pereira da Silva, campeão do Circuito da CAIXA em 2006.

A prova brasiliense contou com a participação de 1.800 corredores, 450 mulheres e 1.350 homens. Distribuiu R$ 11.500,00 em prêmios aos melhores colocados. Os campeões ganharam R$ 2 mil cada.

Padrinhos da prova - Os medalhistas olímpicos Nelson Prudêncio e Robson Caetano foram os padrinhos da etapa de Brasília. Os ex-atletas fizeram a entrega dos prêmios para os primeiros colocados das categorias masculino e feminino.

Agora a competição segue para Porto Alegre, no dia 6 de maio. Esta etapa é justamente a novidade deste ano, num total de seis provas que somam pontos para o ranking CAIXA/CBAt, em que os dez primeiros colocados integrarão o Programa CAIXA de Apoio aos Corredores de Rua de Elite da Confederação Brasileira de Atletismo.

Resultados

Feminino:
1) Ednalva Laureano da Silva - 34min43seg
2) Marily dos Santos - 35min29eg
3) Luzia de Souza Pinto - 35min42seg
4) Marizete Moreira dos Santos - 35min50seg
5) Andréia Celeste Ramos - 36min29seg

Masculino :
1) João Ferreira de Lima - 30min05seg
2) José do Nascimento Souza - 30min20seg
3) Francisco Barbosa dos Santos - 30min31seg
4) Valdenor Pereira dos Santos - 30min50seg
5) Giomar Pereira da Silva - 30min55seg